Aprenda a escolher o compressor de ar de acordo com a necessidade de sua empresa

Como escolher o compressor de ar de acordo com suas necessidades

Navegue por tópicos!

Na hora de fazer a locação de um compressor de ar, a primeira pergunta a ser feita é: qual a necessidade da minha empresa?  

Com essa questão respondida, é muito importante conhecer algumas especificidades desse tipo de equipamento para fazer a melhor escolha.

Os compressores de ar continuam como ótimas opções para a construção civil e podem ser utilizados, dependendo da potência e do porte, para auxiliar o funcionamento de ferramentas pneumáticas, em obras de saneamento, pavimentação e reforma de rodovias, mas também no desmonte de rocha em projetos de demolição e mineração.

Vamos conhecer mais sobre os diferentes tipos?

Os compressor de ar são divididos nesses três grupos:

Grande porte

Utilizado em série, em indústrias como a automobilística, para criar uma rede de ar comprimido que alimenta ferramentas pneumáticas. A vantagem nesses casos é garantir máxima disponibilidade de ar com baixo consumo de energia. A vazão de um compressor de ar é a principal forma de categorizar os equipamentos. Compressores de grande porte são todos aqueles que conseguem manter uma vazão acima de 400PCM.

Compressor a ar diesel ou elétricos

Os compressores a diesel são usados para rompedores de concreto, demolição de obras, obras de fundações com tubulões, injeção de concreto e limpeza de asfalto.

Você sabia?

A especificação de um compressor de ar começa com a definição da vazão de ar necessária e da pressão de operação exigida por máquinas ou ferramentas. Para selecionar o compressor de ar da potência correta você deve estar atento ao PCM (Pés por Centímetro cúbico) e ao bar (1 bar é equivalente a 14,5 PSI)

Para o trabalho em fundações profundas, por exemplo, recomenda-se o uso de modelos de maior pressão como o Modelo XVR 1000. Para corte de asfalto, geralmente são utilizados modelos intermediários.

Qual a durabilidade de um compressor de ar?

Um compressor de ar pode durar mais ou menos dependendo da qualidade do ar gerado, que deve ser livre de partículas sólidas, e ao grau de exposição à poeira.  Inclusive a localização onde o compressor de ar a diesel é instalada pode influenciar em sua durabilidade. Locais com partículas corrosivas na atmosfera, espaços portuários e outros ambientes podem reduzir a durabilidade dos aparelhos. Para isso, ter a manutenção preventiva da Air-Rent vai garantir o funcionamento constante dos seus aparelhos.

Por esta razão, alguns fabricantes disponibilizam filtros que ajudam no combate a impurezas.

No entanto, é fundamental manter as inspeções periódicas e manutenções preventivas adequadas ao modelo de cada compressor. 

Esses procedimentos envolvem, principalmente, a lubrificação dos componentes e a limpeza de filtros de ar. 

Nesse aspecto, a vantagem da locação dos compressores de ar é inquestionável, permitindo redução de custos ao empreendedor.

Locação de compressor de ar a diesel

Antes de locar um compressor de ar a diesel é preciso saber que ele é indicado para áreas abertas, em canteiros, estaleiros, obras de geotecnia e mineração.

Se a necessidade deste equipamento é para áreas fechadas, a alternativa é o compressor elétrico, que pode ser fixado diretamente no ponto de suprimento de ar comprimido. E vale lembrar que existe a necessidade de fazer um ponto de exaustão do ar quente. Assim a temperatura ambiente é mantida constante. Na Air-Rent você encontra as opções mais adequadas às suas necessidades e ainda os melhores especialistas para tirar todas as dúvidas.

Equipe de Redação Air-Rent

Equipe de Redação Air-Rent

Empresa especializada em locação de compressores de Ar.

Fale conosco!

Fique por dentro de outras novidades