Soprador de Ar ou Compressor? Quais as diferenças e suas aplicações?

Você já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: qual a diferença entre um soprador ou um compressor de ar? Além de escolher a opção certa do aluguel de compressor industrial, é preciso entender um pouco mais sobre cada equipamento e utilizar aquele que seja o mais adequado para o seu serviço.
Conheça os sopradores de ar comprimido
Os sopradores de ar comprimido isentos de óleo podem ser usados nos mais diferentes processos e aplicações típicas de baixa pressão. Assim, são extremamente úteis em aplicações de:
- Fermentação;
- Aeração;
- Aquecimento ou resfriamento de materiais;
- Transporte pneumático.
Eles podem ser aplicados nas indústrias de alimentos e bebidas; de produção de cimento; de medicamentos; de tratamento de águas residuais; e até indústrias têxteis.
Isso porque esses segmentos necessitam da manutenção da qualidade do ar, o que preserva os processos produtivos e os produtos finais.
Quer ter compressores industriais confiáveis em seu projeto? Fale com nossos consultores!
Para obter um processo mais eficiente no consumo de energia, é preciso ter uma instalação dimensionada corretamente: cada aplicação que requer ar comprimido de baixa pressão entre 0,3 e 1,5 bar(g) / 4 psi e 22 psi pode ser mais eficiente em termos de energia, se substituir um compressor de ar por um soprador de ar.
Principais tipos de compressor industrial de ar
Quando entramos no campo apenas dos compressores, a dúvida pode ser entre os elétricos e os compressores de ar a diesel. Então, vamos explicar um pouco sobre cada um!
Compressores de Ar elétricos
São ideais indústrias que rodam 24h por dia com o compressor de ar ligado e precisam de equipamentos de baixo consumo de energia e pouca necessidade de manutenção.
Ressalta-se que a utilização consciente e controlada das fontes de energia no ambiente industrial é um tema de extrema importância para qualquer empresa.
Compressores de Ar a Diesel
Este tipo de equipamento se destaca pela mobilidade e praticidade de operação e está cada vez mais presente na construção civil.
Eles são utilizados para acionar rompedores de concreto, perfuratrizes, na pintura e também jateamento. Isso se deve ao seu desempenho e confiabilidade em diversas aplicações.
Investir no aluguel de compressor industrial ou sopradores no tratamento de água?
O tratamento de água e efluentes exige, muitas vezes, a utilização de dispositivos específicos para aprimorar e otimizar os resultados obtidos.
Sopradores e compressores de ar são exemplos de equipamentos que podem ser necessários para o melhor funcionamento de uma estação de tratamento de água ou de efluentes (ETA ou ETE) quando existe aeração.
Tanto o soprador como o compressor tem como principal função o deslocamento de ar atmosférico durante o processo de tratamento, produzindo ar sob pressão para ser utilizado na etapa de oxigenação.
Diferença entre sopradores e compressores para aluguel de compressor industrial
A grande diferença entre eles é que o compressor industrial desloca baixas vazões de ar a altas pressões, enquanto o soprador desloca altas vazões de ar a baixas pressões.
Em diversos casos, a utilização deste tipo de ferramenta é fundamental para melhorar o desempenho, evitando perdas energéticas durante o processo. Gostou das informações? Na Air-Rent você encontra os melhores equipamentos para o aluguel de compressor industrial e ainda especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas.