Layout do blog

Principais funções de um Secador de ar comprimido

Muitos segmentos industriais dependem diretamente do secador de ar comprimido para desenvolver suas atividades. Seja em linhas de produção ou na construção civil, garantir a qualidade do ar é fundamental. Para isso, é preciso utilizar um compressor de ar que seja capaz de atender aos melhores padrões de qualidade exigidos, além de prover uma boa eficiência e desempenho.



Explicaremos como os secadores de ar funcionam e quais são seus principais usos. Continue a leitura na Central de Conhecimento Air Rent para entender mais.


1. Remoção de umidade


A água em contato com tubulações e ferramentas pneumáticas pode gerar corrosão e oxidação, deteriorando os componentes e reduzindo a vida útil do sistema. O secador elimina esse fator, protegendo todo o sistema pneumático. O maior problema em relação à umidade é a durante o início das atividades do compressor, pois quando o equipamento é iniciado pode haver um acúmulo de água na tubulação.


Ele também pode afetar o desempenho geral dos equipamentos, além da qualidade do produto final, ao aumentar o esforço das peças que deveriam trabalhar completamente a seco, sem a interferência de elementos desnecessários. Em épocas de chuva, esse equipamento passa a ser uma necessidade pois a umidade no ar é maior ainda.


2. Filtragem de impurezas


O uso de um secador de ar eficiente também faz com que impurezas do ar — como poeira, fuligem e outros tipos de partículas — não permaneçam alocadas nas tubulações dos equipamentos e não contaminem ferramentas e produtos finais. De maneira geral, essa filtragem ajuda a manter a carga de trabalho do equipamento conforme especificada pelo fabricante, evitando gastos energéticos desnecessários.

Em setores como a indústria alimentícia ou de alta precisão, impurezas no ar podem comprometer lotes inteiros da produção. Portanto, garantir uma filtragem de qualidade consegue evitar perdas de materiais e gerar economia a longo prazo.


3. Ajustes de temperatura


Uma filtragem de ar adequada permite que a temperatura do ambiente de produção esteja mais alinhada às necessidades da indústria. Dessa forma, é possível evitar o ponto de orvalho, no qual a água se condensa no ar, gerando umidade que pode levar à corrosão das máquinas, materiais e produtos finais.


O controle de temperatura feito por meio de um compressor de ar também visa garantir a vida útil dos equipamentos. Na prática, isso se converte em mais produtividade e menor tempo de parada.


Todas essas vantagens só podem ser aproveitadas se você fizer a escolha certa do tipo de compressor para a sua empresa. Dimensões, capacidade e as aplicações para quais o compressor será utilizado são fatores determinantes para evitar problemas a longo prazo com equipamentos ineficientes.

Portanto, antes de optar pelo aluguel de compressores de ar, analise:


  • as necessidades de secagem: quantidade de água a ser removida e ponto de orvalho desejado;
  • vazão de ar: volume de ar comprimido que precisa ser seco;
  • tipo de aplicação: indústria e tipo de equipamento que utilizará o ar comprimido;
  • investimento: custo do secador e dos custos operacionais.


Como você viu, a escolha de um compressor de ar é uma decisão operacional com impactos até mesmo na saúde financeira do negócio. Portanto, não deixe de contar com uma empresa de confiança para fornecer o que há de melhor para o contexto do seu negócio.


Se você está pensando em optar pelo aluguel de compressores de ar, entre em contato com nossos especialistas e conheça as nossas soluções!

Como fazer o dimensionamento de redes de ar comprimido
Por Air Rent 22 mar., 2024
Quer saber como você pode preparar sua empresa para ampliar as operações do sistema de ar comprimido? Entre e veja nosso guia da Air Rent de Dimensionamento de Redes de Ar comprimido.
Marteletes Pneumáticos: principais aplicações
Por Air Rent 08 mar., 2024
Precisa alugar os mais confiáveis marteletes pneumáticos e quer saber como são seus possíveis usos? Entre e veja com a Air Rent!
Marteletes Pneumáticos: guia completo para o uso
Por Air Rent 14 fev., 2024
Quer saber como deve ser usado os marteles pneumáticos sem erros? Entre e veja o Guia Completo da Air Rent!
Locação de compressores elétricos: uma opção para manutenção industrial
Por Air Rent 31 jan., 2024
Sabia que a Locação de compressores elétricos é uma ótima opção para manutenção industrial? Entre e veja mais com a Air Rent!
Compressores de alta pressão usados em estaca raiz
Por Air Rent 19 jan., 2024
Sabia que os compressores de ar de alta pressão são usados na estaca raiz? Entre e veja amis com a Air Rent!
Perfuração de poço artersiano
Por Air Rent 20 dez., 2023
Quer saber mais sobre o papel dos compressores de ar nas aplicações de perfuração de poços de água? Entre e veja com a Air Rent!
Sopradores de Ar: perfeito para aplicações de transporte pneumáticos
Por Air Rent 11 nov., 2023
Sabia que os sopradores de ar são o maquinário adequado para realizar transporte pneumático? Entre e saiba mais com a Air Rent!
Rompedores - como manter a produtividade do trabalho
Por Air Rent 27 out., 2023
Precisa garantir a produtividade de sua equipe com ferramentas de qualidade? Veja como os rompedores de concreto da Air Rent podem te ajudar!
Como se progamar para a manutenção dos compressores de Ar.
Por Air Rent 06 out., 2023
Precisa interromper sua produção para realizar a manutenção dos compressores de ar? Entre e veja com a Air Rent como se programar para essa pausa!
Por Air Rent 29 set., 2023
Você precisa fazer o acompanhamento de todo o sistema de compressão de ar da sua empresa? Entre e veja como é feito o monitoramento do sistema de ar comprimido!
Mais Posts
Share by: