Rompedores de concreto: como dimensionar e utilizar esse equipamento de forma correta

como escolher rompedor de concreto

Navegue por tópicos!

O aluguel de rompedores de concreto se apresenta como uma solução de custo-benefício interessante para a sua empresa. Isso porque o equipamento é um dos mais utilizados na indústria da construção civil. 

Os rompedores atuam fragmentando o concreto em calçadas e estruturas, tornando a quebra de concreto e o processo de construção mais rápidos. Mas a funcionalidade dessa ferramenta é mais potente quando o rompedor é dimensionado da forma correta. 

Além disso, seu dimensionamento depende do tipo de estrutura a ser rompida: concreto resinado, alvenaria ou revestimentos. 

Em cada um desses casos, o uso adequado da ferramenta leva à otimização da obra. Saiba mais sobre isso neste artigo da Air-Rent!

Benefícios do rompedor de concreto

O rompedor de concreto é, de fato, uma ferramenta que permite otimizar os processos de perfuração nas obras. Ao facilitar a quebra de concreto, o equipamento aumenta a produtividade na construção civil. Assim, é possível, em muitos casos, reduzir o tempo de conclusão do projeto. 

Outra característica do equipamento, que oferece uma grande vantagem, é o fato de que o rompedor possui sistema anti-vibração, garantindo sua operação contínua

Como dimensionar corretamente a ferramenta?

O dimensionamento do martelete rompedor, basicamente, tem relação com a escolha ideal do modelo da ferramenta para cada operação, de acordo com o seu peso e consumo de ar. 

O peso deve ser sempre proporcional à espessura do concreto. Caso contrário, o concreto pode não se romper e o equipamento fica sujeito à quebra. 

Confira, então, as referências abaixo:

Para cada 01 centímetro de concreto, a referência é de um quilo do martelete. Por exemplo, para quebrar 20cm de espessura de concreto, o recomendado é usar um martelete rompedor com peso de 20kg. 

Portanto, um bom equipamento a ser usado nesse caso é o Rompedor Pneumático Modelo TEX 22 de 23kg. É possível, inclusive, utilizar um martelete mais pesado, de até 30kg.

Caso necessite quebrar um concreto com espessura de 5cm, um martelete de 5kg consegue realizar o trabalho de modo efetivo. 

Dica: Na hora de selecionar um modelo de rompedor, faça o cálculo da espessura da superfície e trabalhe com um rompedor com peso superior. Assim, o equipamento será mais útil para quebrar também superfícies com espessuras menores.  Nessas situações é preciso avaliar a dureza do concreto, desta forma você pode selecionar o rompedor de concreto ideal.

Por que optar pelo aluguel de rompedores de concreto com a Air-Rent?

A alta demanda faz com que os rompedores de concreto sejam equipamentos caros para se adquirir e manter devido seu alto desgaste gerado pela abrasão ao concreto. 

Este e outros aspectos, portanto, tornam o aluguel de rompedores de concreto algo para ser avaliado com atenção pelos gestores. 

A Air-Rent proporciona mais economia e competitividade para o seu negócio ao fornecer a locação de rompedores pneumáticos em quatro versões:  

Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba como proceder na locação desses e outros equipamentos!

Equipe de Redação Air-Rent

Equipe de Redação Air-Rent

Empresa especializada em locação de compressores de Ar.

Fale conosco!

Fique por dentro de outras novidades