Como funciona a aplicação de Ar Comprimido na Indústria de óleo e gás?

Como funciona a aplicação do ar comprimido na indústria de óleo e gás

Navegue por tópicos!

Ter maior produtividade e eficiência nas operações é algo fundamental nas indústrias. Por isso, as companhias investem pesado em inovação, em equipamentos e no aluguel de compressor elétrico.

O aluguel de compressor é também uma solução para atingir maior rapidez na execução de tarefas, por exemplo, a pintura a jato. 

Já na indústria de óleo e gás, o ar comprimido proveniente dos compressores tem grande utilidade também, conforme veremos neste artigo da Air Rent

Ar comprimido na indústria de óleo e gás

A indústria de petróleo e gás tem desafios técnicos e operacionais que necessitam de soluções específicas, como os sistemas de ar comprimido. 

Os sistemas de ar comprimido são usados ​​para geração de nitrogênio, operação de processo, alimentação de drives, bem como calibração de equipamentos de teste e purga com segurança. 

Além disso, o ar comprimido produzido pelos compressores se aplica em ferramentas elétricas robustas e de alto desempenho, que servem a uma ampla variedade de usos:

  • Perfuração;
  • Fixação em aplicações críticas, entre outros. 

Aplicações dos sistemas de ar comprimido

O petróleo bruto é um combustível fóssil composto pelos restos de antigas algas e zooplâncton, que foram submetidos a pressões intensas e ao calor nas profundezas da Terra ao longo de milhões de anos.

Para chegar até a região onde está o petróleo, são utilizados equipamentos de perfuração potentes

Do mesmo modo, são necessários equipamentos especializados para os processos de refinamento e destilação usados ​​para criar gasolina, plásticos, asfalto e outros produtos essenciais à base de petróleo.

Nesse contexto, os compressores de ar portáteis sempre foram utilizados em terminais de armazenamento de petróleo e gás.

Isso porque o produto precisa ser bombeado, e os compressores oferecem uma fonte confiável de ar comprimido. São, de fato, equipamentos flexíveis e que permitem o transporte e a instalação em qualquer local seguro

Esses equipamentos também são destinados aos processos de limpeza onde em uma operação normal a eletricidade não pode ser usada.

Importância de contar com equipamentos confiáveis

No caso da indústria de petróleo e gás, a extração do produto, o refino e outros processos devem ocorrer de modo seguro e efetivo.

Por isso, qualquer falha em equipamentos, inclusive em compressores de ar, é capaz de gerar perdas de produtividade, prejuízos financeiros e até comprometer a cadeia de suprimentos no segmento industrial petrolífero.

Aluguel de compressor elétrico

O aluguel de compressor de ar é uma alternativa prática, econômica e eficiente de garantir o abastecimento de ar comprimido na indústria de petróleo. 

Além de assegurar a disponibilidade contínua do equipamento, o aluguel de compressor repassa ao locador a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos e pela substituição em caso de necessidade. 

Compressor de ar é com a Air Rent

A Air Rent é uma empresa de locação de compressores para diferentes segmentos da indústria e também para construção civil

Trabalhamos com compressores de várias marcas e modelos, incluindo compressores a diesel e compressores de ar elétricos e garantimos:

  • Manutenção;
  • Assistência técnica;
  • Orientação sobre uso.

Se você busca uma locadora de compressores de ar que trabalha com equipamentos de qualidade e com manutenção em dia, a Air Rent é a empresa que você precisa!
Então, fale com nossos consultores hoje mesmo e solicite um orçamento para sua obra!

Equipe de Redação Air-Rent

Equipe de Redação Air-Rent

Empresa especializada em locação de compressores de Ar.

Fale conosco!

Fique por dentro de outras novidades