Layout do blog

Princípios que podem ajudar sua empresa a reduzir gastos com ar comprimido

Um dos recursos de maior aproveitamento na indústria, o ar comprimido industrial é sinônimo de produtividade e obtenção de energia. 

O ar comprimido apresenta diversas aplicações no meio industrial, sendo o uso nos sistemas pneumáticos o mais conhecido. 

Atualmente, o ar comprimido industrial é um recurso energético utilizado em segmentos e atividades como construção civil, em pulverizações, pinturas e até em clínicas. 

Com esse amplo aproveitamento, o ideal é que as empresas possam contar com medidas que reduzam os custos dessa fonte de energia. Para saber como fazer isso, continue lendo este artigo da Air-Rent! 


Para que serve o ar comprimido na indústria?

Em resumo, o ar industrial comprimido colabora na formação de vários tipos de combustão. Por isso, sua utilização como fonte de energia atrai a atenção das indústrias, especialmente da construção civil. Já na maior parte das indústrias, o uso do ar comprimido é regulado em diferentes pressões e vazões que atendem as demandas dos processos.

O resultado de tal processo, portanto, é o aumento da aplicabilidade do ar industrial comprimido. No entanto, à medida que o uso do ar comprimido é maior, esse insumo energético pode se tornar cada vez mais importante para diversos processos dentro da indústria. 

Uma das saídas mais viáveis para contornar o alto custo são os reservatórios de ar comprimido. Agora vamos te apresentar seis aplicações em que os reservatórios de ar comprimido podem ser usados na sua indústria.


Reservatório de ar comprimido: 6 razões para utilizar um

O reservatório de ar comprimido viabiliza a operação do sistema com altas pressões ao longo do tempo. Logo, tal vantagem é importante quando é necessário suportar aplicações críticas, que sofrem interferência de picos de consumo.

O reservatório de ar comprimido oferece benefícios em seis situações básicas:

  1. Resguardar uma aplicação crítica contra possíveis flutuações de pressão do sistema;
  2. Melhorar o toque ou a velocidade de um determinado dispositivo ou de uma aplicação específica;
  3. Atender o sistema nos casos em que as taxas de consumo são muito altas e transitórias;
  4. Dar suporte amplo e seguro a um sistema dentro dos limites de queda de pressão permitida;
  5. Suportar o consumo durante todo o tempo em que ocorre a transmissão do ar pela tubulação (mantendo a equalização do sistema);
  6. Sustentar grandes eventos de consumo no sistema quando o ar comprimido é armazenado no maior nível de pressão possível. 
  7. 

Como usar um reservatório de ar comprimido com eficiência

O reservatório de ar comprimido tem suas vantagens. Mas é essencial saber como utilizá-lo, a fim de melhor aproveitamento dos seus benefícios. Sendo assim, primeiramente considere a pressão necessária no dispositivo/equipamento que depende do reservatório.

Isso é mais importante do que considerar a pressão definida para outros pontos do sistema. Além disso, lembre-se de que o ar comprimido tem deslocamento com  velocidade limitada dentro da tubulação. Leve esse fator em conta também ao  aplicar o ar do reservatório em suas operações.

Além disso, o tamanho do reservatório de ar comprimido tem íntima relação com o volume de ar necessário a fim de atender o consumo, respeitando os limites de queda de pressão.

Quando todos esses aspectos são respeitados, é possível promover melhorias imediatas na performance dos equipamentos. Por fim, você perceberá uma significativa redução no consumo de energia em sua indústria. 

Esperamos que estas dicas sejam úteis para o seu negócio. Acompanhe mais informações no blog da Air-Rent, sua parceira número 1 na locação de equipamentos pneumáticos, compressores de ar e outros tipos de equipamentos.


Como fazer o dimensionamento de redes de ar comprimido
Por Air Rent 22 mar., 2024
Quer saber como você pode preparar sua empresa para ampliar as operações do sistema de ar comprimido? Entre e veja nosso guia da Air Rent de Dimensionamento de Redes de Ar comprimido.
Marteletes Pneumáticos: principais aplicações
Por Air Rent 08 mar., 2024
Precisa alugar os mais confiáveis marteletes pneumáticos e quer saber como são seus possíveis usos? Entre e veja com a Air Rent!
Principais funções de um Secador de ar comprimido
Por Air Rent 23 fev., 2024
Quer saber mais como o secador de ar comprimido é usado na indústria? Entre e veja as dicas da Air Rent para alugar compressores de Ar!
Marteletes Pneumáticos: guia completo para o uso
Por Air Rent 14 fev., 2024
Quer saber como deve ser usado os marteles pneumáticos sem erros? Entre e veja o Guia Completo da Air Rent!
Locação de compressores elétricos: uma opção para manutenção industrial
Por Air Rent 31 jan., 2024
Sabia que a Locação de compressores elétricos é uma ótima opção para manutenção industrial? Entre e veja mais com a Air Rent!
Compressores de alta pressão usados em estaca raiz
Por Air Rent 19 jan., 2024
Sabia que os compressores de ar de alta pressão são usados na estaca raiz? Entre e veja amis com a Air Rent!
Perfuração de poço artersiano
Por Air Rent 20 dez., 2023
Quer saber mais sobre o papel dos compressores de ar nas aplicações de perfuração de poços de água? Entre e veja com a Air Rent!
Sopradores de Ar: perfeito para aplicações de transporte pneumáticos
Por Air Rent 11 nov., 2023
Sabia que os sopradores de ar são o maquinário adequado para realizar transporte pneumático? Entre e saiba mais com a Air Rent!
Rompedores - como manter a produtividade do trabalho
Por Air Rent 27 out., 2023
Precisa garantir a produtividade de sua equipe com ferramentas de qualidade? Veja como os rompedores de concreto da Air Rent podem te ajudar!
Como se progamar para a manutenção dos compressores de Ar.
Por Air Rent 06 out., 2023
Precisa interromper sua produção para realizar a manutenção dos compressores de ar? Entre e veja com a Air Rent como se programar para essa pausa!
Mais Posts
Share by: